- infográfico -
O QUE SÃO NEGÓCIOS DE IMPACTO?
Quando o assunto é ter um negócio de impacto, várias dúvidas surgem sobre o que de fato engloba esse tipo de atividade. Nosso objetivo, com este infográfico, é responder de forma simples o que é um Negócio de Impacto e como você se encaixa nesta definição.
O QUE É TER IMPACTO?
QUAIS TIPOS DE NEGÓCIO SÃO CONSIDERADOS NESTA MODALIDADE?
Essas particularidades os diferem de um “negócio comum”. Este tipo de negócio nasce do desejo de protagonizar soluções para os grandes desafios sociais e ambientais – e também do desejo de oferecer essas soluções de uma forma escalável financeiramente sustentável, por meio da oferta de produtos e serviços, sem depender de doações.
UMA MANEIRA SIMPLES DE EXPLICAR O QUE É UM NEGÓCIO DE IMPACTO:
“Negócios de impacto são empreendimentos que têm a intenção clara de endereçar um problema socioambiental por meio de sua atividade principal (seja seu produto/serviço e/ou sua forma de operação). Atuam de acordo com a lógica de mercado, com um modelo de negócio que busca retornos financeiros, e se comprometem a medir o impacto que geram”.
Fonte: O que são Negócios de Impacto – Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto (link)
O QUE CARACTERIZA UM NEGÓCIO DE IMPACTO?
1. INTENCIONALIDADE DE RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA SOCIAL E/OU AMBIENTAL
O negócio de impacto expressa de maneira clara a sua intencionalidade (missão/propósito) de resolver (ao menos em parte) um problema social e/ou ambiental. Uma prática comum é embasarem sua tese de impacto em um dos 17 ODS definidos pela ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030).
2. SOLUÇÃO DE IMPACTO É A ATIVIDADE PRINCIPAL DO NEGÓCIO
A geração de impacto socioambiental e a sustentabilidade financeira devem estar presentes na atividade principal da organização. Ou seja, a atividade principal, que gera receita, deve ser a mesma que gera impacto. Não é uma ação pontual de responsabilidade social e/ou ambiental.
3. BUSCA DE RETORNO FINANCEIRO, OPERANDO PELA LÓGICA DE MERCADO
O negócio opera por meio da lógica de mercado buscando retorno financeiro, ou seja, gera receita própria por meio da venda de produtos e/ou serviços, independentemente do seu formato jurídico. Não depende de subsídios, ainda que possa recebê-los em diferentes etapas de sua jornada como ajudas pontuais. Assim, como outras startups, os negócios de impacto podem acessar recursos subsidiados ou não reembolsáveis no início de sua trajetória (como linhas de fomento à inovação), bem como pode acessar investimento com foco em retorno financeiro.
4. COMPROMISSO COM MONITORAMENTO DO IMPACTO GERADO
O negócio tem compromisso com o monitoramento do impacto socioambiental que gera na sociedade. Ou seja, já que o impacto gerado é tão importante quanto a geração de lucro, os empreendedores devem se preocupar igualmente em entender se estão atingindo seu objetivo, mensurando seu impacto.
COMO O IMPACTO SOCIAL E A GERAÇÃO DE RECEITA ESTÃO JUNTOS?
É importante reforçarmos que a viabilidade deste tipo de negócio anda junto da geração de impacto social ou ambiente positivo. O que viabiliza essas empresas é a configuração de um modelo de negócio que proponha soluções para resolver problemas da sociedade, gerando lucro e melhorando a vida dessa população, atingindo assim o seu propósito social.
Essa renda pode ser obtida através da venda de produtos ou serviços de áreas como a saúde, nutrição, educação, tecnologia, entre outras atividades.
OUTROS PONTOS QUE TAMBÉM SÃO LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO
#1
A organização pode ter fins lucrativos e distribuir dividendos para os acionistas.
#2
Existem outros 4 compromissos esperados dos Negócios de Impacto, segundo a definição da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, sendo eles: compromisso com o entendimento do problema e solução; com a efetividade do modelo de negócio, do impacto gerado e da governança. Leia mais neste link.
O ECOSSISTEMA DE UM NEGÓCIO DE IMPACTO
O ecossistema de negócios de impacto é também chamado de
Trata-se de uma referência à união entre características do segundo setor, de empresas privadas e marcado pelo foco em gerar lucro, e do terceiro setor, de organizações sem fins lucrativos e marcado pelo foco em gerar impacto socioambiental positivo.
Como o conceito de negócios de impacto ainda é recente, muitas empresas o desconhecem e até o momento não se identificam desta forma. Há negócios de impacto que hoje se identificam como
NEGÓCIOS DE IMPACTO NO BRASIL
No Brasil, não existe a figura jurídica de “negócio de impacto”. Assim, seu formato legal pode ser de
OUTRAS REFERÊNCIAS SOBRE O TEMA
É muito comum ouvirmos o conceito "Empreendedorismo Social".
Vale explicitar que trata-se de um conceito mais amplo, que abrange as iniciativas empreendedoras que geram impacto positivo e resolvem desafios sociais e ambientais, podendo ter modelos de negócio dependentes de doações ou podendo ser Negócios de Impacto.
Caso deseje se aprofundar em conceitos, existem outras linhas:
Muitos deles são complementares ao conceito de negócio de impacto e estimulam os empreendedores a terem uma gestão com práticas conscientes, seja considerando não apenas o retorno financeiro, mas também o retorno em termos de impacto para a sociedade, seja estimulando que sejam geridos com práticas mais humanas, com relações ganha-ganha e pensamento de longo prazo.
ALGUNS MODELOS DE NEGÓCIO DE IMPACTO
Para ver na prática o que são Negócios de Impacto, pegamos alguns exemplos que se destacam em cada área, educação, meio ambiente, inclusão social e geração de renda. Confira a seguir:
A 4YOU2 é uma escola focada em proporcionar o
ENSINO DE LÍNGUAS DE FORMA ACESSÍVEL
PARA A POPULAÇÃO DAS CLASSES C,D e E.
Enquanto seus concorrentes cobram R$350, a mensalidade da 4YOU2 é R$ 59. Além disso, os professores estrangeiros (e fluentes em inglês) garantem qualidade para as aulas e intercâmbio cultural com os alunos. Os professores vêm fazer intercâmbio no Brasil e ficam hospedados nas comunidades onde a 4YOU2 tem unidades, gerando renda para os “hosts”.
Ou seja, a cada um novo aluno da 4YOU2, é uma mensalidade que gerará receita e lucro para empresa, bem como uma pessoa de baixa renda que terá mais chances de promoção no trabalho e aumento de renda no longo prazo. A empresa iniciou a aceleração do Quintessa com 100 alunos em uma única unidade e terminou com mais de 1500 alunos em quatro unidades! Confira a 4YOU2 aqui!
O Instituto Muda é uma empresa que presta serviço de
GESTÃO DE RESÍDUOS PARA CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS E EMPRESAS NA CAPITAL PAULISTANA.
Além de promover a educação ambiental dos moradores/colaboradores daquele condomínio, o Muda aumenta a quantidade de resíduos que serão reciclados e gera renda para as cooperativas.
Desta maneira, a cada um novo prédio que vira cliente do Muda, é uma mensalidade que gerará receita e lucro para empresa, bem como mais toneladas de resíduos sendo recicladas e aumento de renda para os cooperados. O processo de aceleração da empresa no Quintessa começou em 2013, terminando em 2015 e multiplicando o faturamento em duas vezes e meia. Saiba mais sobre esse trabalho aqui!
A Hand Talk é uma empresa que promove
A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA SOCIEDADE!
E isso acontece por meio de uma tecnologia que desenvolveram, que realiza a tradução automática do Português para Libras (Língua Brasileira de Sinais) em sites, totens (como em museus, aeroportos, bancos, farmácias, eventos) e vídeos (como em cursos), eventos, entre outras soluções. A cada novo contrato que a Hand Talk fecha com uma empresa, isso significa que um novo ambiente se tornará acessível para os surdos, além de gerar receita e lucro para o negócio. A aceleração do Quintessa fez com que o faturamento da Hand Talk dobrasse, impactando também no número de usuários do aplicativo, que pode ser baixado aqui.
A TNH Health é uma empresa que
FOCA EM ATENÇÃO PRIMÁRIA PARA DEMOCRATIZAR A SAÚDE, AMPLIANDO O ACESSO À INFORMAÇÃO E MONITORANDO RISCOS.
Para fazer isso em escala, a TNH utiliza inteligência artificial para enviar mensagens de texto nos celulares das pessoas via SMS, Facebook Messenger, WhatsApp e outros canais. Durante a aceleração do Quintessa, a TNH ampliou sua base de 10 mil vidas para 100 mil vidas sob gestão. Conheça!
E QUAL O PAPEL DO QUINTESSA?
O Quintessa é um ecossistema de soluções empreendedoras e inovadoras para os desafios sociais e ambientais centrais do país.
Desde 2009, trabalha pela integração estratégica entre impacto positivo e resultado financeiro, atuando junto a empreendedores de negócios de impacto, grandes empresas, investidores, institutos e fundações para promover as agendas de inovação, impacto positivo e ESG.
O Quintessa já identificou e mapeou mais de 4 mil negócios e impulsionou mais de 250 negócios de impacto de destaque em áreas como educação, saúde, meio ambiente, cidades sustentáveis e inclusão.
Conheça mais sobre o Quintessa AQUI.